Cromação

Entenda como a Cromabe pode fazer mais pelo seu processo.

Processo

cromagem ou cromação é um processo de aplicação de cromo sobre um material, geralmente metálico, através de eletrodeposição (processo eletrolítico de revestimento de superfícies com metais) a fim de torná-lo mais resistente à corrosão, para alterar suas características mecânicas ou para embelezamento estético.

Características

Cromo Duro

Alta dureza Mecânica

As camadas provenientes de eletrodepósito de Cromo Duro apresentam alta resistência mecânica. Materiais revestidos possuem elevada dureza superficial, sem gerar tensões e, portanto possuindo maior resistência a riscos e desgaste.

Resistência ao Calor

Mesmo em altas temperaturas, a dureza do revestimento se mantém, com baixas variações até a faixa de 400°C. Acima desta, ocorre uma progressiva queda chegando a 400HV em temperaturas próximas a 1000°C.

Resistência contra avarias

A alta dureza, aliada ao baixo coeficiente de fricção faz da aplicação do Cromo Duro um excelente recurso para uma diminuição acentuada do atrito, do desgaste abrasivo e outros desgastes em componentes mecânicos

Proteção a Corrosão e Repelência

Resultado da formação de uma fina película de óxido extremamente estável, que protege a peça de uma posterior oxidação. O Cromo Duro mostra-se resistente também a maioria dos gases, ácidos e àlcalis. Sua alta repelência evita também a adesão/aglutinação de partículas e minimiza o uso de lubrificantes.

Capacidade de Reparo

O cromo possibilida realizar reparos em peças com desgaste sem que seja necessário outros tipos de solução, como substituição ou embuchamento, por exemplo. Tornando o processo mais barato e eficaz.

Embelezamento Estético

Junto com todas as características acima apontadas, o Cromo Duro oferece também uma função secundária, a de trazer um aspecto, novo, moderno e limpo para as peças aplicadas.